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História da Maçonaria no Brasil

Seria D. Pedro I o autor do Hino da Maçonaria?

Queridos Leitores e Irmãos, em comemoração ao dia do maçom ou independência do Brasil eu sempre publico algo que considero especial, e esse ano não será diferente…

Ilustração de Dom Pedro I

Queridos Leitores e Irmãos, em comemoração ao dia do maçom ou independência do Brasil eu sempre publico algo que considero especial, e esse ano não será diferente.

É convencionado na maçonaria Brasileira que o Hino Maçônico, também chamado de Hino da Maçonaria teve sua melodia composta por Dom Pedro I. Muitas vezes esse hino é recheado em apensos em nossos Rituais, onde traz o nome do primeiro imperador do Império como seu autor, assim como consta em uma avalanche de blogs, sites de obediências e qualquer confim da internet.

Acontece que a beira da comemoração do dia do Maçom, onde plenários em diversos cantos do Brasil recebem maçons, seus familiares, simpáticos a fraternidades, autoridades civis e militares para uma solenidade, quase sempre é executado o hino de nossa instituição e é dado o crédito ao Imperador Pedro I. Mas alguém já parou para pensar ou questionar de onde vem essa informação? Pois bem, se não fizemos até agora, sobrou para o Clovão aqui.

Em uma busca rápida sobre o hino na internet, achei em sites de diversas obediências maçônicas brasileiras o nome de Dom Pedro I como autor da melodia, e ainda traz Otaviano Bastos como letrista. O Irmão Kennyo Ismail esclareceu em seu blog em matérias de 2012, que o próprio Irmão Otaviano Bastos escreveu em seu livro Pequena Enciclopédia Maçônica que o autor da letra era desconhecido. Mesmo porque o famigerado hino já estava publicado no livro O Aprendiz-Maçom de Henrique Valadares em 1896, e Otaviano só viria a iniciar na maçonaria em novembro de 1900. Vale salientar que no citado livro de Henrique Valadares não traz nome de letrista ou compositor para a obra. Logo percebemos uma incongruência na informação amplamente disseminada.

Hino executado em solenidade da Loja Capitular Cavaleiros da Cruz

Para pesquisar a ligação de Dom Pedro I ao hino, resolvi procurar em documentos oficiais do Grande Oriente Brasil (GOB), ou seja, todos o boletins do GOB de 1871 a 1889 disponíveis na Biblioteca Nacional, utilizando as palavras Hymno, Hino e Hymno Maçônico. Achei diversas passagens relatando execuções de hinos maçônicos, mas nenhum atrelado ao nome do Imperador. Uma informação interessante é que em uma exposição do Hymno Maçônico, a letra era completamente diferente da que conhecemos hoje.

Aproveitei e pesquisei nos boletins do Grande Oriente Unido e Supremo Conselho do Brazil de 1873 a 1877 que estavam disponíveis na Biblioteca Nacional utilizando as mesmas palavras para pesquisa, e consegui algumas informações interessantes. Existem muitos relatos de novas composições para um hino da maçonaria, mas nenhuma delas ligada ao nome de Dom Pedro I.

Pensei que talvez o motivo da omissão se desse ao fato de nessa época estarmos sob o jugo do Império, o que faria os maçons brasileiros terem um pouco de discrição com o nome do Pai do então imperador, por isso resolvi aplicar o nome de Pedro I a pesquisa. O resultado foi o esperado, ou seja, uma avalanche de menções, inclusive a atribuição de Segundo Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil.

Nome do Imperador Dom Pedro I versando em boletim do Grande Oriente do Brasil

Para não deixar dúvidas procurei pela palavra Hymno e Hino em todo o acervo, e para minha surpresa achei uma publicação da partitura para piano da obra distribuído pela Casa Arthur Napoleão, infelizmente sem data. Porém Arthur Napoleão foi um famoso pianista português que chegou ao Brasil em 1868, e logo se dedicou a novos empreendimentos musicais, fundando assim uma casa de edição, publicação e comercialização de partituras. Não se sabe o que levou Arthur a publicar a partitura do Hino da Maçonaria, mas pude constatar no Boletim de Março de 1890, que em 24 de março do citado ano, o pianista executou o Hino da Maçonaria durante a posse do Grão Mestre Manoel Deodoro da Fonseca. Como estou bem enferrujado em teoria musical, resolvi pedir para meu amigo Marcos Paulo Nunes, músico profissional, executar a partitura que confirmou ser a melodia que conhecemos hoje.

Colecção de Hymnos Brazileiros, publicação pela Casa Arthur Napoleão

Em artigo sobre os hinos compostos por Dom Pedro I, PINTO e PACHECO (2013) dizem que:

A esta lista poderíamos incluir o Hino Maçônico Brasileiro. No entanto, não há consenso acerca do autor do referido hino. Seja como for, justamente por estar relativamente restrito aos círculos maçônicos, o hino teve pouca repercussão social e importância menor na história dos hinos luso-brasileiros, pelo que resolvemos excluí-lo deste trabalho, pelo menos até que seja possível localizar fontes que confirmem sua origem. Dentre es- tes hinos, o Constitucional, o da Independência e o Novo Constitucional mereceram foros de “nacional”.

Conclusão:

Sabe-se que Dom Pedro I era um exímio musicista, versado em instrumentos musicais variados e compositor de diversos hinos com capacidade para a criação e execução do Hymno Maçonico ou Hino da Maçonaria. Porém não achei quaisquer evidências que atribuísse a autoria do hino de nossa fraternidade ao Imperador Pedro I.

Referências:

ISMAIL, Kennyo. Entendendo o Hino Maçônico. Disponível: https://www.noesquadro.com.br/historia/entendendo-o-hino-maconico/. Acesso em agosto de 2021.

TOLENTINO, Abel. OTAVIANO DE MENEZES BASTOS. Disponível em: https://www.masonic.com.br/rito/octaviano.html. Acesso em agosto de 2021.

Boletim do Grande Oriente do Brasil : Jornal Official da Maçonaria Brasileira, Publicação Mensal(RJ) – 1871 a 1899. Disponível no site da Biblioteca Nacional.

Boletim do Grande Oriente Unido e Supremo Conselho do Brazil : Jornal Offical da Maçonaria Brazileira (RJ) – 1873 a 1877. Disponível no site da Biblioteca Nacional.

MEDEIROS, Alexandre Raicevich de. MEMÓRIAS DE ARTHUR NAPOLEÃO. Disponível em: http://www.encontro2010.rj.anpuh.org/resources/anais/8/1276017543_ARQUIVO_TEXTOANPUH.pdf. Acesso em agosto de 2021.

PACHECO, A. J. V.; PINTO, R. M. Os hinos de D. Pedro I e Marcos Portugal: em busca de paradigmas. Revista Música Hodie, Goiânia, V.13 – n.2, 2013, p. 136-167

Por Cloves Gregorio

Cloves Gregorio, 35 anos, casado com a senhora Gislene Augusta, Pai do Menino Átila, Historiador e Professor, Venerável Mestre de Honra (Past) da ARLS UNIÃO BARÃO DO PILAR Nº21 Jurisdicionada ao GORJ, Filiada a COMAB. Na Obediência já exerceu os cargos de Grande Secretário Adjunto de Cultura e Ritualística e Grande Secretário Adjunto de Comunicação e Informática.

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