Categorias
Notícias

Luciano Rodrigues e Rodrigues – Breve relato de sua vida e obra

O assunto a ser tratado hoje é extremamente doloroso, e uma perda imensurável para a escola autêntica da maçonaria brasileira, porém eu não poderia me furtar da palavra (letra) em comunicar o falecimento do Irmão Luciano Rodrigues e Rodrigues em decorrência de complicações do COVID-19…

Luciano em sua investidura no Grau 33.

O assunto a ser tratado hoje é extremamente doloroso, e uma perda imensurável para a escola autêntica da maçonaria brasileira, porém eu não poderia me furtar da palavra (letra) em comunicar o falecimento do Irmão Luciano Rodrigues e Rodrigues em decorrência de complicações do COVID-19.

Em sua vida particular era um amado pai de família, cuidando e zelando de sua esposa e três filhos com tudo que podia. Na vida profissional e acadêmica um excelente analista de sistemas, especialista em gestão de tecnologia, e na maçonaria um expoente que dispensa apresentações, pois quem pesquisa história e liturgia da fraternidade, certamente topou com um de seus artigos em seu Blog O Prumo de Hiram.

Iniciado na Loja Maçônica Cavaleiros do Oriente do Lote XV Nº22, em 12 de dezembro de 2010, jurisdicionado ao Grande Oriente do Rio de Janeiro, completou a sua caminhada no simbolismo nessa oficina, atingindo o grau de mestre em 18 de outubro de 2011. Porém transferiu-se em junho de 2012 para a Augusta e Respeitável Loja Maçônica União Barão do Pilar Nº21, exercendo o cargo de secretário, que em suas palavras “é um ofício a ser desempenhado por qualquer um que queira presidir uma Loja Maçônica.”. Em 2014 foi eleito 1º Vigilante, se mantendo no cargo até 2015, quando devido a desavenças na administração e debandada por parte dos Irmãos, é eleito Venerável Mestre, sendo reeleito em 2016 permanecendo no cargo até 2018, quando passou a bola de forma harmônica para o Venerável Mestre eleito Cristiano Daflon.

Luciano em três situações distintas na Barão: Acima como Venerável Mestre durante a restruturação da Loja, abaixo à esquerda em 2018 passando a presidência da Loja ao Cristiano Daflon e a direita palestrando em nosso III Simpósio em 2019.
Folder do I Simpósio da Barão.

Na Loja União Barão do Pilar, ele não foi apenas um presidente da oficina, ele promoveu uma restruturação, direcionando o foco para o estudo, pesquisa e excelência na prática ritualística. Sob a sua batuta foi inaugurado o I SIMPÓSIO DE CULTURA MAÇÔNICA DA ARLS UNIÃO BARÃO DO PILAR Nº21 em 2017, deixando um legado cultural para a nossa Loja.

O irmão Luciano participou ainda de diversos corpos, tendo atingido o Grau de Grande Inspetor Geral no Supremo Conselho do Grau 33 do REAA da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, além de ser Cavaleiro da Ordem da Cruz Vermelha no Rito de York e Cavaleiro Rosa Cruz pelo Sublime Grande Capítulo Adonhiramita do Brasil.

Primeira página da Edição de abril de 2019 do periódico GORJ EM FOCO.

No Grande Oriente do Rio de Janeiro exerceu diversas funções na alta administração, tendo ocupado o cargo de Grande Secretário de Tecnologia e Informática, depois Grande Secretário de Comunicação e Informática, onde tive o prazer de ser seu adjunto e juntos idealizamos um periódico para obediência chamado GORJ EM FOCO, e até a data de sua morte exerceu o Cargo de Grande Secretário Adjunto de Cultura e Ritualística e Vice Presidente do Conselho de Veneráveis e Mestres Instalados do Grande Oriente do Rio de Janeiro. Foi agraciado ainda com Moção Honrosa pelos relevantes serviços prestados a Obediência e com a Medalha Cristo Redentor.

Logomarca do Maçonaria Tupiniquim, criada por Luciano Rodrigues e Rodrigues

O irmão Luciano, além de inspiração, era amigo, um parceiro de trabalho incansável, inclusive na confecção desta página, tendo ainda desenvolvido nossa logomarca. Me incentivou a ministrar palestras e escrever livros. Não há palavra que possa externar a nossa perda, mas com certeza seus escritos completarão o vazio deixado pela sua ausência.

Essa é uma pequena homenagem ao mano Luciano Rodrigues e Rodrigues.
Descanse em paz meu fiel e sincero Irmão.

Por Cloves Gregorio

Cloves Gregorio, 35 anos, casado com a senhora Gislene Augusta, Pai do Menino Átila, Historiador e Professor, Venerável Mestre de Honra (Past) da ARLS UNIÃO BARÃO DO PILAR Nº21 Jurisdicionada ao GORJ, Filiada a COMAB. Na Obediência já exerceu os cargos de Grande Secretário Adjunto de Cultura e Ritualística e Grande Secretário Adjunto de Comunicação e Informática.

Uma resposta em “Luciano Rodrigues e Rodrigues – Breve relato de sua vida e obra”

Linda homenagem a esse amado irmão, mano Cloves.
Luciano é uma estrela fulgurante de nossa abobada maçônica, juntando-se a outros maçonólogos luminares como Nicola Aslan.
Deixa saudade e sementes e frutos que florescem e ainda frutificarão por muito tempo.
Fique em paz irmão querido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *