Categorias
História da Maçonaria Geral

William Preston: O campeão das instruções

Nessa texto falo um pouco da vida e obra de William Preston e sua influência nos eventos maçônicos atualmente.

Esses dias estava lendo o Breviário Maçônico do Século XXI, de autoria do Kennyo Ismail, quando me deparei com um texto sobre William Preston. O maçom proeminente é super conhecido nos meios de estudos Maçônicos, principalmente por sua Obra Illustratios of Masonry (Ilustrações da Mçonmaria ou mais recentemente publicado pela Editora Arcanum, Esclarecimentos sobre a Maçonaria).

O nosso saudoso Irmão Luciano Rodrigues e Rodrigues é que inicialmente me apresentou o autor, utilizando as informações de Preston em diversas instruções em nossa Loja, e em um artigo em cinco partes em seu Blog.

Mas voltemos ao trabalho do Kennyo. De nome, eu já conhecia as Palestras Prestonianas (Prestonian Lectures), mas para mim, era em homenagem ao maçom erudito. O que eu não sabia, e me foi apresentado no livro do Kennyo, é que assim foi batizado porque o próprio William Preston em seu testamento deixou 300 libras para que fosse realizado um sistema de educação maçônica, e assim, a Grande Loja Unida da Inglaterra o fez.

Vamos então a um breve relato da vida e Obra de Preston

Nascido em 1742 na Escócia, filho de um intelectual, foi uma criança prodígio, onde recitava poemas em grego para fazer gracejos aos amigos de seu pai. Por conta de sua genialidade, foi aceito na Escola Secundária de Edimburgo aos seis anos de idade, estudando as artes liberais. Ainda muito jovem, ingressou na faculdade para continuar seus estudos, mas pouco depois acabou à deixando para trabalhar como secretário de Thomas Ruddiman (notável bibliotecário e editor), pois este erudito foi acometido de cegueira.

Seu pai, veio a falecer em 1751,  e  por má administração nos negócios acabou morrendo falido, sendo assim, Preston ficou sob a tutela de seu patrão. Pouco depois, tornou-se aprendiz do irmão de seu tutor, Walter Ruddiman, um famoso impressor. Preston se destacava a tal ponto de em 1760 receber uma carta de recomendação de Walter, e ao se mudar para Londres, foi aceito para trabalhar com o Impressor do Rei, William Strahan.

Não se sabe ao certo, mas possivelmente Preston foi iniciado em uma Loja de Escoceses ligada a Grande Loja dos Antigos em 1762 ou 1763, pois seu nome consta em uma ata da Atholl Lodge Nº 111 datada de 20 de abril de 1763. O que se sabe é que no ano seguinte filiou-se a Loja Chartered, jurisdicionada a Grande Loja de Londres (Modernos) e após convencer seus irmãos da Atholl Lodge Nº 111 a se transferirem para os a jurisdição dos Modernos sob o malhete do Grão Mestre Lord Blaney, este concede a carta Nº 325 a Preston e seus irmãos com o título distintivo de Caledonian Lodge¹. Aí inicia a carreira do proeminente maçom.

Preston era um membro muito ativo na maçonaria e despendia muito tempo a pesquisa maçônica e tinha uma carreira sólida como editor. Por isso, durante o Grão Mestrado do Duque Beaufot, foi contratado pela Grande Secretaria para auxiliar na organização dos documentos e correspondência, o que ocasionou em sua contratação como Grande Secretário Adjunto em 1769. Obteve o título de Impressor da Sociedade e como tal preparou calendários com datas históricas, além de ter confeccionado um Apêndice Histórico ao Livro das Constituições em 1776.

Com acesso as documentações, acredita-se que ali aprendeu parte do seu vasto conhecimento. Hills afirma que Preston se reunia uma ou duas vezes por semana para apresentar suas palestras aos seus amigos, e ali recebia críticas e observações para calibrar o que viriam a ser suas célebres palestras. Em 1772, bancou de seu bolso um baile de gala para apresentar suas preleções relativas aos três primeiros graus aos Grandes Oficiais da Grande Loja, que foi muito bem recebida. O conteúdo desse evento foi a base para a primeira edição do Illustratios of Masonry que foi publicada no mesmo ano.

Em 1774, realizou palestras públicas em seu sistema sobre maçonaria que continha 12 instruções por grau. Cada conjunto de instruções custava um Guimel² por participante, que tinha direito a um livro sobre e caso não fosse proficiente no final, poderia frequentar mais 6 instruções sem custo adicional.

Durante a vida do autor, o livro teve 12 edições em inglês, reedições norte-americanas e traduções para o alemão. Após a sua morte, tiveram mais traduções em diversas línguas. O Irmão Luciano Rodrigues e Rodrigues, sustenta inclusive, que o Monitor dos Franco Maçons, do Thomas Smith Webb tem muito das instruções de Preston.

Em 1774 William Preston, por seu nortável saber sobre maçonaria, caiu nas graças da Loja Antiquity Nº 1, e foi feito seu Venerável Mestre, pois há um tempo ela encontrava-se sem vigor, mas sob a orientação de Preston, logo retornou seu prestígio. O que causou ciúmes em alguns irmãos, levando a um novo capítulo em sua vida.

O Irmão Kennyo nos dá conta que no dia de São João Evangelista de  1777,  Preston e outros membros da Loja, após assistirem a missa do outro lado da Rua, atravessaram para a Loja já paramentados, e isso fez com que a Grande Loja abrisse um processo disciplinar contra ele por ter promovido uma procissão maçônica sem autorização, levando a sua expulsão em 1779. A sua expulsão fez com que muitos irmãos da Antiquity e outras Lojas saíssem e fundassem uma nova Grande Loja com o título de Grande Loja de Toda a Inglaterra. Mesmo a questão sendo resolvida dez anos depois e Preston sendo recebido com um banquete e pompas, sua vontade com a maçonaria não seria a mesma.

Medalha a que profere uma palestra na Prestonian Lecture.

Após a sua reintegração, ele figurou no quadro da Antiquity até o final de sua vida em 1818. O dinheiro que foi deixado por ele patrocinou as preleções de 1820 a 1862, ano em que foi extinta. Em 1924 as palestras foram retomadas, mas agora o palestrante é que ministrava o conteúdo de sua escolha. Elas permanecem ininterruptamente (exceto no período da II Guerra) até os dias de hoje.

A ligação de Preston com todas as Lojas que promovem eventos

A minha Loja, União Barão do Pilar Nº 21 (GORJ), sempre teve um caráter de estudo. Em 2016, lembro como se fosse hoje, o Luciano Rodrigues e Rodrigues, na época nosso Venerável Mestre, estava muito animado com o Livro de Preston, e sempre nos levava instruções referentes a ele. Inspirado nas muitas instruções que fazíamos na Barão, eu e Luciano idealizando o Simpósio de Cultura. Estávamos animados, pois até os nossos Companheiros apresentavam preleções originais e incríveis. Ele montou uma palestra chamada “Dos canteiros medievais aos templos atuais” e eu uma sobre História da Maçonaria no Brasil, daí em 2017 fizemos a primeira edição do Simpósio que também dura até hoje. Nós não tínhamos inventado a roda, pois muitas Lojas já promoviam eventos desse porte, exaltando a cultura.

Muitos dos meus amigos e Irmãos que encontrei e estreitei laços no Rio de Janeiro, foi por Lojas intrépidas com fome por instruções, ou irmãos entusiastas que pagaram do próprio bolso para um patrimônio da maçonaria, que é a instrução.

Todas essas atitudes, não só reclamam a história de William Preston, como também honram ao seu nome. E cada bom maçom formado a partir destas práticas ecoará a lição de Preston pela eternidade.

¹Essa Loja funciona até hoje coma numeração de 134 na Grande Loja Unida da Inglaterra.
²Cerca de 1 libra e 1 xelim, ou 21 xelins.

Referências:

ISMAIL, Kennyo. Breviário Maçônico do Século XXI. Brasília – DF. Editora No Esquadro. 2025

HILLS, Gordon P. G. William Preston: Uma ilustração do homem, seus métodos e seu trabalho. Tradução de Alexandre Fortes. Disponível em:https://www.freemason.pt/william-preston-homem-metodos-trabalho-i-ii/. Acesso em outubro de 2025.

RODRIGUES, Luciano Rodrigues e.  Illustrations of Masonry (1772). Disponível em: https://www.oprumodehiram.com.br/illustration-of-masonry-1772/. Acesso em Outubro de 2025.

CALEDONIAN LODGE. Caledonia History. Disponível em: http://www.caledonian134.org/index.php/caledonian-history. Acesso em Outubro de 2025.

TAYLOR, Peter. WILLIAM PRESTON. Disponível em: https://pglforfarshire.org/The_Middle_Chamber_PT.html. Acesso em Outubro de 2025.

Por Cloves Gregorio

Cloves Gregorio, 37 anos, casado com a senhora Gislene Augusta, Pai do Menino Átila, Historiador, Professor e editor de livros, Venerável Mestre de Honra (Past) da ARLS UNIÃO BARÃO DO PILAR Nº21 Jurisdicionada ao GORJ, filiada a COMAB. Na Obediência já exerceu os cargos de Grande Secretário Adjunto de Cultura e Ritualística e Grande Secretário Adjunto de Comunicação e Informática.