Categorias
Papo de um cobridor de meia idade

Lição XXIII: Nem tudo é maçonaria

Muitas vezes nos deparamos com símbolos que parecem maçônicos, mas não são. Leia e tome a lição de hoje.

Eu sei que quando a gente inicia, ficamos empolgados com a série de símbolos que nos é apresentado e se ainda curtimos misticismo e esoterismo, tudo que é belo, temos a impressão de que é um conhecimento maçônico.

Mas sinto informar que não, nem tudo é. Então por que uma série de símbolos e alegorias que encontramos parecem maçônicos? A resposta é simples: porque a maçonaria moderna é fruto do homem, e de movimentos intelectuais que formou uma série de correntes filosóficas que estão presentes até os dias de hoje. Fora que diversos símbolos foram tomados da cultura cristã ocidental.

Então não, a escada de Jacó na Catedral de St Paul’s não é fruto da maçonaria, nem o mesmo tipo de escada na Catedral da Sé do Maranhão, e nem o Olho da Providência (Olho que tudo vê) também nessa última igreja. São símbolos cristãos que nós tomamos.emprestados, e não ao contrário.

Compare, estude, contemple, mas não invente.

Por Cloves Gregorio

Cloves Gregorio, 37 anos, casado com a senhora Gislene Augusta, Pai do Menino Átila, Historiador, Professor e editor de livros, Venerável Mestre de Honra (Past) da ARLS UNIÃO BARÃO DO PILAR Nº21 Jurisdicionada ao GORJ, filiada a COMAB. Na Obediência já exerceu os cargos de Grande Secretário Adjunto de Cultura e Ritualística e Grande Secretário Adjunto de Comunicação e Informática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *