Nesses anos de Maçonaria, já presenciei inúmeras discussões sobre criação de filhos. Não de forma institucional, mas naqueles jantares informais após a sessão.
Vocês lembram do papo que eu falei sobre as ferramentas e símbolos da maçonaria terem utilidades práticas na vida? Então, na criação dos nossos filhos também.
Vamos pegar as ordens de arquitetura como exemplo.
Sabedoria: Esse é o atributo básico e realizador para criação. Eu já falei que sou meio nerd né? Então, no jogo de RPG, sabedoria está separado de inteligência, pois a capacidade de raciocínio é diferente do conhecimento adquirido com a experiência. Então, aprenda com seus pais, sociedade e com seus próprios erros para tentar melhorar.
Força: seja forte nas adversidades, até mesmo para aceitar que seus filhos são diferentes de você, faz parte da Jornada.
Em muitas mitologias, os filhos matam os pais. Mas filosoficamente e psicologicamente é a forma de se reafirmarem como seres individuais, com suas próprias escolhas. A você cabe a decisão se deseja renascer como um novo homem, ou não.
Beleza: seja generoso com seus filhos, e aqui não falo de dinheiro, mas com o tempo. A maior beleza do mundo é partilhar momentos, inclusive no cotidiano.
Resumindo:
Independente do método de criação, a percepção é que a maioria está tentando acertar. Então, tenha sabedoria para ensinar, força para dialogar, negar ou aceitar o que pode te contrariar e beleza ao externar o amor.